Dano é qualquer coisa que prejudique a Saúde de um personagem, ou a Dureza (que seria equivalente a Saúde) de um objeto. O dano causado, após passar pela forma de proteção do afetado, será descontado da Saúde ou Dureza do mesmo.
Existem três tipos de dano, um é o Superficial e o outro é o Profundo.
DANO SUPERFICIAL
É o dano causado por pancadas e impactos, que não rasgam a pele e o tecido muscular, mas podem causar lesões e quebrar ossos. Esse tipo de dano é absorvido pelo corpo humano, bem como os demais seres. Assim, o dano é descontado do atributo Vigor antes de ser descontado do HP.
Por exemplo, supondo que Alfredo tenha aplicado com sucesso um soco no abdome de Cornélio. Alfredo tem Força 5 e Agilidade 4. Cornélio tem Vigor 2.
ATK de Alfredo = 5 + (4/2) = 5 + 2 = 7.
7 – 2 = 5
Cornélio perderá 5 de HP.
DANO PROFUNDO
É o dano causado por lâminas, presas e armas de fogo, que rasgam o tecido muscular do ser humano. Este tipo de dano não é absorvido pelo corpo, o dano total causado pelo Ataque do atacante será descontado da Saúde do atacado. Além disso, é importante frisar que a maioria das armas que proporcionam este dano causam um dano extra por sua própria periculosidade.
Por exemplo, Astolfo acerta Túlio com uma espada em seu peito. Astolfo tem Força 3 e Agilidade 4, e sua espada aumenta seu dano em 2.
ATK de Astolfo = 3 + (4/2) + 2 = 7.
Túlio perderá 7 de HP.
DANO CONTÍNUO
Diferentemente dos outros dois, este tipo de dano afeta o corpo de maneira constante, prejudicando-o de maneira crescente caso não seja tratada. Sangramentos, queimaduras, venenos, entre outros, são enquadrados nesta categoria. Classificamos este tipo de dano em cinco níveis, dependendo da gravidade:
DC LV1 (Dano Contínuo Level 1) = O afetado recebe 1 ponto de dano por turno. Ex: Sangramento leve, queimaduras superficiais e venenos fracos se enquadram aqui.
DC LV2 (Dano Contínuo Level 2) = O afetado recebe 2 pontos de dano por turno. Ex: Sangramento mediano, queimaduras médias e venenos médios se enquadram aqui.
DC LV3 (Dano Contínuo Level 3) = O afetado recebe 3 pontos de dano por turno. Ex:
Sangramentos graves, queimaduras graves e venenos fortes se enquadram aqui.
DC LV4 (Dano Contínuo Level 4) = O afetado recebe 4 pontos de dano por turno. Ex:
Hemorragias intensas, queimaduras muito graves e venenos muito fortes se enquadram aqui.
DC LV5 (Dano Contínuo Level 5) = O afetado recebe 5 pontos de dano por turno. Ex:
Hemorragias muito intensas, queimaduras gravíssimas e venenos fortíssimos se enquadram aqui.
ÓRGÃOS VITAIS
Todo ser humano possui órgãos os quais, sem eles, seria impossível a sobrevivência. Por isso, caso algum deles seja prejudicado, a Saúde é debilitada muito mais rapidamente que o normal. Lembrando que apenas DANOS PROFUNDOS são capazes de acertar pontos vitais. Apesar disso, não é certo que isso ocorrerá, apenas no caso de armas de fogo. O sistema para isso é bem simples:
Tronco (Coração, Pulmões, Fígado, Vesícula, Esôfago) = Dano DOBRADO (Mínimo de 10 de dano extra)
Cabeça (Cérebro e Cerebelo) = Dano TRIPLICADO (Minimo de 20 de dano extra)